2023/08/26

Ataque expõe dados de 10M de desempregados em França

O serviço de emprego francês - Pôle emploi - anunciou ter sido alvo de um ataque que roubou dados de 10 milhões de pessoas.

O Pôle emploi, equivalente ao nosso IEFP, e que faz a gestão dos desempregados em França, revelou ter sido alvo de um ataque que terá conseguido roubar a totalidade dos dados referentes aos 10 milhões de indivíduos que tinha no seu sistema.

Estes dados incluem todas as pessoas que se tinham registado nos centros de emprego até Fevereiro de 2022 (6 milhões de pessoas), assim como 4 milhões de pessoas que se tinham inscrito durante os doze meses anteriores mas cujos dados ainda não tinham sido eliminados pelo serviço.

Os dados roubados incluem os nomes completos e os respectivos números de segurança social, o que potenciará a criação de campanhas de spearphishing mais verosímeis e que possam enganar as vítimas - para não falar em cenários de roubo de identidade.

O Pôle emploi refere que o ataque não afectará o pagamento do subsídio de desemprego, e que todas as suas equipas estão empenhadas em melhorar a segurança dos dados dos utentes. Mas isso é algo que pouco representará para estes 10 milhões de pessoas, cujos dados (permanentes) passarão a fazer parte da lista de dados roubados que circulam e são transaccionados na net.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)