As impressoras 3D da Bambu começaram a imprimir sem motivo aparente a meio da noite, surpreendendo os utilizadores e resultando em impressoras danificadas.
Pessoas com impressoras 3D Bambu X1C e P1P passaram por um caso insólito e, no caso de quem ficou com impressoras danificadas ou inutilizadas, muito pouco agradável. Estas impressoras começaram a imprimir a meio da noite, nalguns casos fazendo impressões em cima de objectos já impressos, noutros fazendo com que a impressora andasse a colidir com peças, resultando em danos na cabeça de impressão ou base de suporte das peças, para não falar nos emaranhados de filamento resultantes noutros casos.
A Bambu Lab depressa assumiu a responsabilidade, e dias mais tarde revelou que o caso não se deveu a nenhum ataque de hackers mas sim a um problema na sua cloud que fez com que alguns trabalhos de impressão tivessem ficado em lista de espera e sendo retomados horas mais tarde. Um cenário ao estilo do que era relativamente frequente em tempos com as impressoras 2D, que podiam ficar com dezenas de trabalhos de impressão em lista de espera, e depois também começariam a despejar páginas e páginas quando a impressora era reactivada.
Pela parte positiva, a empresa já disse que se prontifica a enviar peças para reparação das impressoras 3D danificadas, ou de impressoras 3D de substituição nos casos mais graves. Ainda assim, é mais um caso que relembra que nem tudo o que pode estar ligado à cloud deverá fazê-lo; na maioria dos casos será conveniente manter o acesso local apenas via LAN. E em caso de coisas como uma impressora 3D, também não será má ideia assegurar que a mesma está desligada quando não está em uso, quer isso seja tirando a ficha da tomada fisicamente, ou usando um módulo de controlo na tomada.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)