2023/08/19

Musk quer tirar bloqueio de contas do X / Twitter

Os utilizadores do X / Twitter vão deixar de poder bloquear contas abusivas ou indesejadas, com Elon Musk a dizer que isso não faz sentido.

Elon Musk tem repetidamente dito que pretende fazer com que o X / Twitter se torne na praça pública do mundo que assegura a liberdade de expressão, e agora recupera uma sua ideia antiga com a qual parece querer forçar que essa liberdade de expressão chegue a todos, removendo a capacidade dos utilizadores poderem bloquear contas indesejadas. Musk diz que o bloqueio de contas não faz sentido, sendo uma funcionalidade que apenas permanecerá nas mensagens directas.

Ao contrário do "mute", que apenas esconde as publicações e comentários de determinado utilizador, o bloqueio de contas impede que esse utilizador veja as publicações e as comente. E por muito que Musk diga que não faz sentido, é uma ferramenta que muitos consideram indispensável para lidar com contas abusivas, contas de bots, spam, etc. O rival Bluesky poderá servir como exemplo, já que foi lançado sem a funcionalidade de bloquear contas, e teve que se apressar a adicioná-la assim que começou a atrair utilizadores.
Há ainda a questão de que tanto a App Store da Apple como a Play Store da Google exigirem que este tipo de apps disponibilize formas de bloquear utilizadores abusivos e conteúdos indesejados; o que também será um entrave às pretensões de Musk.

Por outro lado, o mundo já está habituado a que Musk não cumpra as promessas feitas - ou pelo menos - que a sua concretização não tenha data marcada e possa demorar anos, e anos, e anos, a (eventualmente) concretizar-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)