2023/08/17

Windows 11 vai deixar remover mais apps pré-instaladas

A Microsoft vai permitir que os utilizadores removam mais apps que vêm pré-instaladas no Windows 11.

Não há nada mais irritante do que descobrir que um sistema operativo vem com apps pré-instaladas de origem, que não têm qualquer interesse para nós, mas que não podem ser removidas facilmente. A MS tem feito feito alguns esforços no sentido de permitir a remoção de apps incluídas no Windows 11, e a mais recente versão beta Canary Channel indica que se prepara para incluir ainda mais apps neste grupo.

Nesta versão os utilizadores passam a poder desintalar apps como a Camera, Photos, People, Remote Desktop, e também a Cortana - que de qualquer forma já tinha fim anunciado.

Não se sabe até que ponto estas alterações estão a ser feitas por respeito aos utilizadores, ou se se trata apenas de algo que a MS se sente obrigada a fazer para não se arriscar a atrair a atenção dos legisladores europeus e potencialmente ter que fazê-lo à força (ainda recentemente enfrentou mais um processo por impingir o Teams).

A próxima grande actualização do Windows chega em Stembro, e incluirá um gestor de volume melhorado, suporte nativo para ficheiros RAR e 7-Zip, assistente AI Windows Copilot, entre outras coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)