2023/08/09

YouTube sem vídeos recomendados para quem não tiver histórico activado

A página inicial do YouTube irá perder os vídeos sugeridos para os utilizadores que tiverem o histórico desactivado.

A Google tem enfrentado cada vez mais processo devido ao tracking dos utilizadores, e parece querer evitar que o mesmo aconteça com o seu YouTube. Como tal, o YouTube está a anunciar que deixará de apresentar a tradicional lista de vídeos sugeridos no caso dos utilizadores terem o histórico de visualizações desactivado.

No entanto isto não deverá afectar a apresentação de vídeos recomendados genéricos a quem visitar o YouTube sem fazer login, e não significa que os vídeos sugeridos não possam continuar a ser apresentados a quem desligar o histórico, pois o YouTube refere:
Starting today, if you have YouTube watch history off and have no significant prior watch history, features that require watch history to provide video recommendations will be disabled – like your YouTube home feed. This means that starting today, your home feed may look a lot different: you’ll be able to see the search bar and the left-hand guide menu, with no feed of recommended videos thus allowing you to more easily search, browse subscribed channels and explore Topic tabs instead.
Coloco o ênfase no "if you have YouTube watch history off and have no significant prior watch history", ou seja, para os utilizadores que já tiverem um histórico significativo, poderá presumir-se que o YouTube continuará a apresentar recomendações mesmo que o utilizador tenha desactivado o histórico recentemente.

Mas, isto é algo que o YouTube diz que irá ser feito ao longo dos próximos meses, pelo que ainda poderá demorar bastante até que esta alteração se venha a fazer notar.

2 comentários:

  1. Se isto levar a que muita gente deixe de levar com vídeos de conteúdos radicalizados no Youtube até é uma excelente notícia. Mas aposto que têm o histórico activado por predefinição de qualquer das formas.

    ResponderEliminar
  2. Estou farto de ver, comentar, meter gostos em vídeos há muito tempo, e nem por isso o Youtube recomenda algo, a página ficou vazia.

    Seria de esperar que na recusa de ter o histórico activado que o Youtube passasse a sugerir aquilo que mais é visto no país da aparente origem da ligação à Internet do utilizador, similar a quem não está autenticado, mas eles querem mesmo castigar o utilizador e fazê-lo activar a opção, os chamados padrões obscuros "dark patterns" a velha técnica de provocar tal incômodo ao utilizador que o leve a fazer algo contra a sua vontade.

    ResponderEliminar