2023/09/02

Canadá pode forçar Facebook e Google a pagarem por notícias

O Canadá pode ter que recorrer a tácticas mais explícitas para obrigar plataformas como o Facebook e Google a pagarem às grandes editoras de sites noticiosas.

O Canadá aprovou legislação para obrigar as plataformas online a pagarem pela notícas. Em resultado disso, a Meta cumpriu com a ameça de que se limitaria a remover os links de notícias em vez de pagar - e com resultados que fundamentaram a sua decisão, já que a remoção das notícias não teve qualquer impacto na sua actividade diária. Isto deixa o Canadá e os sites noticiosos numa posição delicada, e que vai obrigando a repensar a estratégia.

O governo do Canadá diz que esta medida de pagar pelas notícias representaria o pagamento de $60 milhões de dólares canadianos por parte do Facebook e $172 milhões pela Google, o que são valores "insignificantes" para ambas as plataformas, mas mesmo assim a Meta não se deixa demover e diz que não tem qualquer intenção de pagar seja o que for pelos links das notícias. E com isso, o Canadá também já vai deixando outro tipo de ameaça, dizendo que se as plataformas não quiserem pagar voluntariamente, poderá ter que passar para legislação que torne essa negociação obrigatória.

Talvez a solução final seja simples: as plataformas passam a pagar pelas notícias, mas passam também a cobrar aos grandes sites noticiosos por cada link que direccione tráfico para eles. Assim, fica a questão equilibrada e resolvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)