2023/09/04

Facebook e Instagram com subscrição sem publicidade na Europa?

A Meta está a considerar lançar uma modalidade de subscrição para o Facebook e Instagram na Europa, que removeria a publicidade em troca do pagamento de uma mensalidade.

Praticamente todos os serviços têm evoluído para um formato em que disponibilizam uma qualquer modalidade paga com vantagens adicionais ou remoção de publicidade, e a Meta parece querer seguir pelo mesmo caminho. Potencialmente em resposta à legislação europeia que limita o tracking e obriga a disponibilizar feeds livres de manipulação pelos algoritmos, a Meta estará a considerar lançar uma subscrição que remove a publicidade para o Facebook e Instagram.

Poderá dizer-se que é o verdadeiro equivalente a transformar limões em limonada, já que em vez de ganhar dinheiro com os utilizadores a apresentar-lhes publicidade (que seria afectado pela redução da publicidade direccionada especificamente para cada utilizador), a Meta passaria a ir directamente aos bolsos dos utilizadores para recuperar esse valor (ou mais).

Veremos como as coisas correm. O que é certo é que, por agora, os utilizadores europeus nem sequer têm acesso (oficial) ao Threads, o seu mais recente serviço que se assume como uma alternativa ao Twitter, com a desculpa a ser potenciais "incompatibilidades" com as regras do Digital Markets Act europeu que, entre outras coisas, impõe fortes restrições ao uso dos dados recolhidos dos utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)