2023/09/27

iPhone 15 deixa ajustar foco nas fotos já tiradas - mas só nalguns casos

A chegada dos iPhone 15 faz com que se juntem aos smartphones capazes de ajustar a focagem das fotos depois de já terem sido captadas.

Apesar de muitos smartphones já permitirem fazer o ajuste da focagem depois das fotos já terem sido captadas, tirando partido da informação 3D da imagem, nos iPhones essa capacidade só chega com os iPhone 15 - e embora tardiamente, pelo menos abrange todos os modelos, do iPhone 15 ao iPhone 15 Pro Max.

Para o fazer, basta ir à galeria de fotos e tocar no botão de conversão para "portrait", dando não só acesso à possibilidade de se focar a foto noutro ponto da imagem (como outra pessoa) como também ajustar o grau de desfocagem do fundo.
Há no entanto algumas limitações. A Apple só grava informação de profundidade 3D nas fotos normais (não captadas no modo retrato) quando detecta a presença de rostos, cães ou gatos - de forma idêntica ao funcionamento da detecção de rostos quando se escolhe o modo Portrait da câmara. Pelo que só nessas fotos é que será possível fazer o ajuste do ponto de focagem ou do efeito de desfocagem do fundo.

Talvez numa versão futura a Apple se lembre que seria bastante mais simples gravar a informação 3D em todas as fotos, independentemente de haver rostos ou animais detectados, e permitir que esta re-focagem possa ser feita em qualquer situação.

3 comentários:

  1. E lá vem o lançamento. Sempre um circo de maravilhas. O celular top das galáxias. 2,33 vezes mais rápido, câmera superpoderosa e os Applemaníacos surtando de alegria.

    Mas então começam a surgir os "mas peraí".
    - "Mas peraí, o tal do Max quebra mais fácil que ovo no chão molhado."
    - "Mas peraí, a Apple ainda tá usando USB2.0 com entrada USB-C"
    - "Mas peraí, esse aparelho tá mais pra sauna portátil de tão quente que fica."
    - "Mas peraí, tem que ter diploma de engenharia pra consertar isso aqui."
    - "Mas peraí, iOS 17 veio com mais bugs que um jardim em dia de chuva."
    - "Mas peraí, a pontuação no Dxomark tá mais baixa que a da Huawei."
    - "Mas peraí, Samsung S23 tá dando uma surra no 3DMark Wildlife Extreme."
    - "Mas peraí, mas peraí ..."

    E no fim, por que raios pagamos tão caro nesse celular? Que briga com todo mundo e vive trancado no próprio mundinho?
    E mais, por que enchemos os bolsos da Apple que mal se envolve com código aberto?

    Na real ninguém sabe. Só sabem seguir a manada como ovelhinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejo muito mais utilizadores de Android preocupados com o bolso e a literacia tecnológica dos utilizadores de iphone dos que os próprios! O utilizador de iPhone nem sequer sabe que modelos há de smartphones android, quanto mais se já tinham isto ou aquilo há 2, 3 ou 5 anos. Não sabe e não quer saber porque não está interessado em medir coisinhas. Usa e pronto.

      Eliminar
    2. Pois mas isso é um problema para todos nós. Porque a Apple vende (e bem) pela iliteracia tecnológica dos seus utilizadores.

      E enquanto vende muito é uma empresa que tenta reduzir a interoperabilidade tanto quanto possível, nada ou pouco contribui para o open source e tudo o que tenta é fechar os seus utilizadores em si própria.

      Em nada do que é o destino do mundo tecnológico e da internet é desejável uma empresa, crescimento e investimento na Apple. Até pelos seus próprios utilizadores, mesmo que não o saibam

      Eliminar