A Microsoft anunciou que o WordPad foi descontinuado e será removido numa das próximas actualizações do Windows.
O WordPad é um editor de texto que foi lançado em 1995 com o Windows 95. Ao contrário do Notepad, e embora continue a ser um editor relativamente básico, suporta formatação de texto, sendo uma solução de recurso para lidar com documentos .rtf (e .doc) para quem não tiver acesso a um programa de edição de texto mais poderoso. Mas, quase três décadas passadas, a Microsoft decidiu não dedicar mais recursos ao WordPad (o que na prática já devia estar a acontecer há bastante tempo), e anunciou a sua morte.
Com a descontinuação do WordPad, a MS recomenda que os utilizadores optem pelo Microsoft Word.
Essa falta de dedicação ao WordPad tem gerado algumas dores de cabeça. O malware Qbot tirava partido de uma vulnerabilidade num DLL do WordPad no Windows, e isso também deverá ter contribuído para a decisão da Microsoft. E ao contrário do MS Paint, que também ia ser removido mas depois foi mantido por pressão dos utilizadores, não é de esperar que o WordPad tenha fãs suficientes para prolongar a sua longevidade.
Actualmente não existe falta de oferta de ferramentas gratuitas bastante poderosas para edição de texto (como o Google Docs, por exemplo), pelo que não haverá falta de alternativas para quem quiser escrever textos formatados. Sendo que para o caso do texto básico, têm sempre o imprescindível Notepad++ como alternativa do Notepad básico do Windows.
2023/09/03
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Usei o WordPad nos meus primeiros trabalhos para a escola, num Infante PC. Na altura o Office 97 era muitíssimo caro, e não havia muita informação disponível como hoje.
ResponderEliminar