2023/10/06

Cloudflare activa ECH nas contas gratuitas - impede bloqueio de sites pirata pelos operadores

A Cloudflare activou o ECH (Encrypted Client Hello) para todas as contas gratuitas, protegendo a privacidade dos utilizadores e, no processo, impedindo que os operadores possam bloquear sites pirata.

O processo de se visitar um site na web é algo que acontece de forma quase imediata mas que é o resultado de uma longa e complexa sequência de passos, que vão desde a tradução do nome do site para um endereço IP, troca de chaves de segurança no caso de ser um site HTTPS, e muito mais. Até agora, mesmo no caso de se visitar um site HTTPS, o operador de telecomunicações conseguia saber que site é que um cliente estava a tentar visitar, podendo aplicar listas de bloqueio para sites indesejados - como sites pirata. Mas agora, com o ECH, isso deixa de ser possível.

O Encrypted Client Hello aplica encriptação logo desde o processo inicial de se querer visitar um site, fazendo com que o operador de telecomunicações não consiga saber que site vai ser visitado - algo que anteriormente obrigaria a utilizar uma VPN para esconder o tráfego do operador.
Obviamente, embora isto venha beneficiar sites pirata, não é esse o propósito da Cloudflare, que se foca unicamente na questão de estar a proteger a privacidade dos utilizadores. E considerando todos os abusos que existem, a todos os níveis, referentes à recolha e análise de dados de tudo o que os utilizadores fazem na internet, é uma questão bastante mais crítica e importante do tentar limitá-la à questão da pirataria.

O Chrome, Firefox e Edge já suportam o ECH, mas pode ser necessário activá-lo manualmente nos settings.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)