Em vez de deixar o carro a carregar durante 30 minutos ou algumas horas, a NIO propõe um sistema de troca rápida de baterias. Um sistema que diz estar mais que validado, tendo agora superado os 30 milhões de operações de troca de bateria.
O processo torna-se um pouco mais parecido com o processo de reabastecimento de um carro com motor a combustão, já que envolve uma passagem pelo posto de substituição de baterias, onde depois de se colocar o carro no local adequado, se inicia um processo automatizado que coloca o carro no interior da "garagem" e efectua a troca de bateria, demorando entre 3 a 5 minutos.
Mas, é preciso não esquecer que os carros continuam a poder ser recarregados da forma convencional se os donos assim quiserem, recorrendo a esta troca de baterias apenas em situações em que seja necessária uma carga rápida de forma "instantânea" (equivalente ao tempo que demorariam a reabastecer um carro convencional).
Actualmente a NIO tem 1900 estações de baterias na China e Europa e espera expandir para 2300 estações na China até ao final do ano. A marca demorou quatro anos a atingir os primeiros 10 milhões de trocas, depois demorando apenas nove meses para chegar aos 20 milhões, e tendo atingido os 30 milhões em apenas seis meses.
Não estou a ver porque não poderá este sistema continuar a ser otimizado para em breve ser mais parecido a uma troca de pneus de F1 e demorar apenas uns 30 segundos e siga.
ResponderEliminaré uma solução curiosa
ResponderEliminar