2023/11/27

Amazon lança WorkSpaces Thin Client para máquinas na cloud

A AWS lançou o WorkSpaces Thin Client, tentando cativar as empresas que já usam os serviços cloud da Amazon para passarem os seus trabalhadores para máquinas virtuais.

A utilização de thin clients não é nova, tratando-se de mini-PCs com hardware modesto cujo único propósito é disponibilizar uma ligação a um computador remoto ou servidor. Neste caso, em vez de um servidor local temos o acesso a máquinas virtuais na cloud da Amazon, mais concretamente no Amazon WorkSpaces.

Este mini-PC WorkSpaces Thin Client quase que poderá ser confundido com um Fire TV Cube - que lhe serve de base. Só que aqui, em vez de servir como ponto de acesso ao serviço Amazon Prime Video e ser ligado a um televisor, usa o seu chip octa-core a 2.2 GHz, 2 GB de RAM, 16 GB, e portas USB e HDMI para funcionar como mini-PC, permitindo a ligação de teclados, ratos, webcams, etc.

O grande factor de atracção para uma empresa e respectivos administradores de sistemas é que esta opção elimina a quase totalidade das questões / problemas associados com a utilização de um PC tradicional, simplificando toda a gestão das máquinas dos colaboradores. Mesmo na eventualidade de um destes pequenos cubos ser roubado, não existem dados guardados localmente, nem tão pouco o risco do funcionário clicar num anexo indevido e ficar infectado com ransomware ou outro malware.
A Amazon está a disponibilizar estes WorkSpaces Thin Client por $195, o que me parece um pouco excessivo tendo em conta que os clientes ainda terão que pagar adicionalmente pelo serviço Amazon WorkSpaces, mas é um valor que estará dentro daquilo que as empresas poderão considerar aceitável para se livrarem das chatices de uso de PCs tradicionais.

Claro que, há que ter sempre em consideração que, ao contrário de um PC tradicional no qual o funcionário poderá trabalhar a qualquer momento, no caso de não haver ligação à internet estes Thin Clients passam a ser pisa-papéis.

2 comentários:

  1. Que piada! Voltamos para o Mainframe então

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o sonho das gigantes empresas dominantes: Google, Microsoft, Amazon, etc. irão conseguir ficar a saber quase por completo tudo o que os respetivos utilizadores fazem.

      Eliminar