2023/11/30

Apple pode desistir dos seus modems 5G

Há relatos que indicam que a Apple poderá estar prestes a abandonar o desenvolvimento dos seus próprios chips 5G.

A notícia inesperada ainda não foi confirmada oficialmente pela Apple mas surge de fonte que tem boa reputação nas previsões que faz sobre a empresa da maçã. E, não se pode dizer que seja completamente descabida tendo em conta todo o atribulado percurso que este projecto tem tido.

Há muito que a Apple se tem querido livrar da Qualcomm (que lhe fornece os chips wireless 5G) - e com a qual até já teve conflitos e processos em tribunal. Inicialmente a Apple abordou a Intel para que desenvolvesse esses chips 5G, mas depois do projecto se arrastar sem resultar num chip capaz de cumprir os requisitos da Apple, a Intel acabou por desistir desse grupo de desenvolvimento, que acabou por ser comprado pela própria Apple. A Apple ficava assim, supunha-se, com todos os ingredientes para criar um chip 5G totalmente dentro de casa sem dependências externas. Só que na prática, não foi bem assim.

Também o projecto na Apple tem enfrentado atrasos recorrentes, obrigando a Apple a renegociar e prolongar o contrato com a Qualcomm para ter acesso aos chips 5G para os próximos anos. E agora, parece ter chegar ao momento crítico de assumir que não conseguirá criar o seu próprio chip 5G e abandonando totalmente o projecto.
Ao contrário dos chips tradicionais - como os seus chips M - o desenvolvimento de chips modem, que englobam funções de rádio e secções analógicas é descrita, pelos especialistas, como sendo verdadeira "magia negra" onde é comum existirem comportamentos e efeitos que parecem ser completamente ilógicos. Não se sabe se terá sido isso a levar a Apple ao ponto de desespero de acabar com o projecto mas, se se vier a confirmar este abandono, será a Qualcomm a grande beneficiada, mantendo um grande cliente assegurado pelo futuro previsível.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)