Apesar de permitir a instalação remota há anos, só agora a Google está a preparar-se para possibilitar a desinstalação remota de apps na Play Store.
A instalação remota de apps é uma das funcionalidades mais práticas na Play Store, permitindo que se possa instalar uma app num dos nossos smartphones, tablets, Android TVs, e outros, quando estamos noutro dispositivo. É particularmente útil quando estamos a passear pela web no computador e nos deparamos com uma app que pareça interessante, e que dessa forma podemos enviar imediatamente para o smartphone ou tablet, mesmo não estando perto deles, evitando a velha táctica de "tenha que me lembrar para instalar isto quando pegar no tablet".
Mas, por muito prática que esta funcionalidade seja, estava em falta a capacidade contrária: a de desinstalar apps remotamente; e isso é algo que, finalmente, a Google parece estar prestes a suportar.
Esta funcionalidade seria bastante útil para agilizar a experimentação de apps, especialmente em dispositivos onde possa ser mais trabalhoso andar a desinstalá-las manualmente (como um smartwatch); mas também faz surgir algumas preocupações. No caso de um atacante conseguir entrar numa conta Google, passa a ter a capacidade de desinstalar apps no smartphone da sua vítima - embora, se tal acontecer, as coisas já estarão num ponto bastante complicado em que se arrisca a perder todos os seus emails e serviços associados ao mesmo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)