Depois de anos a fazer promessas de carregamento ultra-rápido, as baterias StoreDot vão ser postas à prova no Polestar 5.
O tema dos carregamentos nos carros eléctricos continua a ser amplamente debatido - um pouco ao estilo do que acontece de forma geral também nos smartphones - normalmente dividindo-se entre os que preferem baterias com o máximo de capacidade, ou os que preferem baterias com carregamento ultra-rápido; ou ainda os que querem ambos!
Para o protótipo do novo Polestar 5, vão ser usadas as baterias XFC 100in5 da StoreDot, que prometem recarregar o suficiente para percorrer 100 milhas (160 km) em apenas 5 minutos. Fazendo-se umas contas, isto significa que as baterias deverão carregar a 350 kW, o que significa que também só serão capazes de cumprir esta promessa em postos de carregamento que disponibilizem tais potências. Mas, se se vier a comprovar que efectivamente cumprem o prometido sem impacto adverso na sua longevidade, significa que ficam mais próximas da sua aplicação em modelos de produção.
Não esquecer que a StoreDot já trabalha no carregamento há bastante tempo. Em 2014 falamos das suas baterias ultra-rápidas que prometiam carregar smartphones em 30 segundos, e em 2017 a empresa já falava de carregar automóveis eléctricos em 5 minutos. Fica por explicar porque motivo ainda nenhum grande fabricante optou pelas suas baterias, mas pode ser que a Polestar venha a fazê-lo - embora isso possa só se vir a fazer sentir em 2027.
Entretanto, a StoreDot já está a trabalhar na próxima geração, as baterias 100in3, que deverão ficar disponíveis em 2028, e que praticamente duplicarão a capacidade de carga, reduzido o tempo de carregamento dos 160 km para os 3 minutos.
2023/11/10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)