A Sierra Space apresentou o seu primeiro avião espacial Dream Chaser, baptizado Tenacity.
O Tenacity é o primeiro de uma série de aviões espaciais Dream Chaser, com capacidade de enviar carga até à ISS e de trazer material de regresso ao solo. Uma capacidade que desde logo seria inferida pelo seu aspecto, que faz recordar os icónicos Space Shuttle da NASA, embora em escala mais reduzida. O veículo segue agora para a NASA para novas rondas de testes, com o primeiro lançamento a estar agendado para Abril de 2024.
Tendo em conta que os outros dois veículos de reabastecimento em operação, o Cygnus da Northrop Grumman e o Progress da Rússia, só podem ser usado para envios (desintegrando-se na atmosfera na reentrada), esta é uma capacidade que deixará a Sierra Space no mesmo grupo da SpaceX a nível de envios e recolhas. E, no futuro, também com capacidade para transporte de astronautas.
Face às cápsulas tradicionais, estes Dream Chaser têm a vantagem de poderem aterrar numa pista de aterragem, evitando toda a complexa logística de pouso no oceano e recolha da cápsula. Também estão concebidos para resistir aos mais de 1600°C durante a reentrada mas estarem a temperaturas reduzidas poucos minutos após aterrarem, e efectuarem um mínimo de 15 missões cada um.
Além das missões de reabastecimento, a Sierra Space também vai disponibilizar os Dream Chaser para missões de transporte de alta-velocidade para os militares, podendo levar carga para qualquer ponto do mundo em apenas três horas.
2023/11/04
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)