2023/11/03

YouTube faz disparar desinstalações (e instalações) de adblockers

O bloqueio de adblockers no YouTube já está a ter efeitos a nível da utilização dos mesmos - em ambos os sentidos.

Recentemente o YouTube começou a aplicar uma nova regra de bloqueio para quem usa adblockers, impedindo que vejam vídeos até que desactivem o adblocker, e também recomendando que subscrevam o YouTube Premium (que recentemente aumentou de preço) para terem uma experiência livre de anúncios publicitários. Em consequência, diversos adblockers já começaram a sentir esse impacto.

Alguns adblockers têm registado um aumento substancial das desintalações, e queixas de utilizadores, que enfrentam o seguinte aviso quanto tentam aceder ao YouTube.
Mas, sem surpresas, há outros adblockers - que se mantêm funcionais no YouTube - que têm registado um aumento significativo das instalações.

Tal como tinhamos referido, e sem entrar na questão pragmática se os utilizadores têm ou não o direito de controlar aquilo que os seus computadores fazem a nível de remover publicidade, esta medida do YouTube iria inevitavelmente dar lugar a uma resposta dos adblockers para bloquear o bloqueio aos mesmos. Entre eles já decorrem discussões bem activas para tentar determinar que métodos o YouTube está a utilizar para detectar a sua presença, e quais as melhores formas de os contornar para se manterem funcionar a bloquear a publicidade no YouTube.

Como em tudo o resto, tudo acabará por se tornar numa questão de "conveniência vs chatice", cuja proporção será de valor variável consoante aquilo que cada pessoa estiver disposta a aturar. Mas uma coisa é certa: quanta mais publicidade excessiva e intrusiva for apresentada, mais trabalho os utilizadores irão estar dispostos a ter para os bloquear.

2 comentários:

  1. Desconfio que mais cedo do que mais tarde o Google Chrome vai sofrer uma actualização que impede a manipulação dos conteúdos por parte de qualquer extra acabando de vez com a possibilidade de bloquear os anúncios. E é simples, basta cifrar a página e embutir o decifrador no browser, e quando descobrirem como dar-lhe a volta é só voltar a mudar o mesmo e repetir infinitamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o Manifest V3 vai ser muito complicado os bloqueadores de anúncios serem eficazes.

      Eliminar