2023/12/17

Apple testa subscrições cruzadas com desconto

A Apple lançou a possibilidade dos developers oferecerem subscrições com desconto, desde que os utilizadores tenham outras subscrições activas.

A Apple teve papel fundamental para mudar o mercado de apps do anterior hábito das apps compradas de uma só vez para as subscrições, sistema que até se pode justificar nalguns casos mas se tornou numa verdadeira praga em que até as mais básicas apps tentam enganar os utilizadores a subscreverem. E agora, reforça essa aposta com o seu novo "contingent pricing".

Este "contingent pricing" dá aos developers a possibilidade de oferecerem uma subscrição a preço reduzido, dependendo de já terem outra subscrição activa. Isto permite que um developer pode oferecer descontos numa app se o utilizador já estiver a pagar uma subscrição noutra das suas apps; mas o mais curioso é que a subscrição não tem que ser do mesmo developer. Isto abre as portas a promoções de diferentes developers, em que podem oferecer descontos mútuos desde que os clientes tenham subscrições de developers parceiros.

No entanto, este desconto só se mantém enquanto a subscrição "contingencial" se mantiver. Não será possível subscrevê-la por um mês, para ter acesso ao desconto na outra app, para logo de seguida cancelar a subscrição e esperar manter a mensalidade descontada. Resta saber como é que a Apple irá lidar com toda a infinidade de variantes que podem surgir desta modalidade, desde o fim deste desconto cruzado, alterações em qualquer uma das mensalidades, ou até mesmo o fim da parceria que dita o fim do desconto.


Veremos também se a própria Apple tira partido disto, por exemplo, oferecendo um desconto no Apple TV+ para quem já pagar por espaço extra na cloud mas não quiser ir para a sua subscrição englobada Apple One.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)