2024/01/19

Clientes Timberland, The North Face e Supreme com dados roubados por ransomware

A VF Corporation, que detém marcas como a Timberland, The North Face e Supreme, anunciou que hackers roubaram dados de mais de 35 milhões de clientes num ataque de ransomware em Dezembro.

O gigante norte-americano detém mais de duas dezenas de marcas populares - como a Vans, Timberland, The North Face, Supreme, Dickies, Eastpak, Wrangler, Lee, entre várias outras - e revelou ter sido alvo de um ataque de ransomware a 15 de Dezembro.

No entanto, a empresa ainda não deu grandes detalhes sobre os dados que foram roubados, optando por salientar que os atacantes não conseguiram obter informação como números de segurança social, contas bancárias ou dados de cartões de crédito, por esta informação não ser guardada (quanto a isso não há dúvidas: a informação que não é guardada é aquela que não pode ser roubada!) Ainda assim, é bastante provável que entre os dados pessoais roubados, referente a mais de 35 milhões de clientes, estejam coisas como o nome, morada, número de telefone, e endereço de email.
A empresa diz que o ataque afectou as suas operações, levando a atrasos nos fornecimentos e ao cancelamento de algumas encomendas pelos clientes, mas que actualmente já tem todos os sistemas a operar dentro da normalidade.

Dependendo da forma como a empresa guardava as passwords dos clientes, estes dados poderão possibilitar nova vaga de ataques nos próximos tempos, tentando o roubo de contas noutros serviços onde os clientes tenham arriscado usar as mesmas credenciais - algo que nunca se deve fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)