2024/01/11

Google remove 17 funções do Google Assistant

A Google entra em 2024 relembrando-nos o quanto gosta de terminar serviços, desta vez relacionado com o Google Assistant no Android, smart speakers e smart displays.

A Google diz que estas 17 funcionalidades eram pouco utilizadas, e que serão removidas em Fevereiro, como parte de uma reestruturação para melhor adequar o Google Assistant para uma integração com o Bard e serviços AI modernos.

Entre elas estão coisas como a gestão de receitas, controlar audiobooks com a voz, fazer broadcast de mensagens de voz para o grupo de família, usar comandos de voz para enviar um email ou mensagem de voz/vídeo, reagendar eventos no Google Calendar por voz, ver as estimativas de tempo de transporte para o trabalho nos smart displays, e mais:
  1. Reproduzir e controlar audiolivros no Google Play Books com sua voz. Você ainda pode transmitir audiolivros do seu dispositivo móvel.
  2. Configurar ou usar alarmes de mídia, alarmes de música ou alarmes de rádio em dispositivos habilitados para o Google Assistant. Você pode criar uma rotina personalizada que tenha comportamento semelhante ou usar um alarme padrão.
  3. Aceder ou gerir seu livro de receitas, transferir receitas de um dispositivo para outro, reproduzir um vídeo de receita ou mostrar receitas passo a passo. Você pode usar o Google Assistant para pesquisar receitas na web e no YouTube.
  4. Gerir um cronometro em Smart Displays e Speakers. Você ainda pode definir temporizadores e alarmes.
  5. Usar a voz para ligar para um dispositivo ou transmitir uma mensagem para seu grupo familiar do Google. Você ainda pode transmitir para dispositivos em sua casa.
  6. Usar a voz para enviar um e-mail, vídeo ou mensagem de áudio. Você ainda pode fazer chamadas e enviar mensagens de texto.
  7. Reagendar um evento no Google Agenda com sua voz. Você ainda pode agendar um novo evento.
  8. Usar o App Launcher no modo de direção do Google Assistant no Google Maps para ler e enviar mensagens, fazer chamadas e controlar a mídia. Você ainda pode usar o controle de voz no Google Maps da mesma maneira.
  9. Pedir para agendar ou ouvir anúncios do Family Bell previamente agendados. Você pode criar uma rotina personalizada que tenha comportamento semelhante.
  10. Pedir para meditar com Calm. Você ainda pode solicitar opções de meditação com provedores de mídia como o YouTube.
  11. O controle de voz para atividades não estará mais disponível nos dispositivos Fitbit Sense e Versa 3. Você precisará usar os botões do seu dispositivo para iniciar, parar, pausar e retomar as atividades. Você ainda pode controlar por voz as atividades nos relógios Pixel.
  12. A visualização de seus resumos de sono estará disponível apenas em Smart Displays da Google. Você ainda pode solicitar detalhes do sono por voz em relógios inteligentes de terceiros.
  13. As chamadas feitas a partir de alto-falantes e Smart Displays não mostrarão um identificador de chamadas, a menos que você esteja usando o Duo.
  14. Visualizar as estimativas de tempo de viagem para o trabalho em Smart Displays. Você ainda pode perguntar sobre os tempos de deslocamento e obter direções por voz.
  15. Verificar itinerários de viagem pessoais por voz. Você ainda pode perguntar sobre o estado do voo.
  16. Pedir informações sobre seus contatos. Você ainda pode fazer chamadas para seus contatos.
  17. Pedir para realizar certas ações por voz, como enviar um pagamento, fazer uma reserva ou postar nas redes sociais. Você ainda pode pedir ao Assistente para abrir seus aplicativos instalados.
A Google sugere alternativas para a maioria delas, se bem que nem sempre são realmente alternativas viáveis ou práticas de utilizar - e noutros casos são funcionalidades que desaparecem mesmo, sem qualquer alternativa.

É estranho que a Google opte por remover estas funcionalidades em vez de as substituir ou acrescentar novas com novo sistema de AI que as tornasse mais práticas de usar; mas isto poderá estar também relacionado com uma vaga de despedimentos que também afecta a equipa do Google Assistant.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)