O Japão torna-se no quinto país a ter conseguido pousar na Lua de forma "suave".
Não contando com as sondas que se despenharam na tentativa, até à data apenas quatro países tinham conseguido pousar com sucesso na Lua - os EUA, a antiga União Soviética (Rússia), a China, e a Índia. Agora, a esse grupo junta-se o Japão, com a sua agência espacial JAXA a ter conseguido pousar o seu SLIM na Lua com sucesso.
O SLIM (Smart Lander for Investigating Moon) ia testar um novo modo de alta-precisão para tentar pousar num raio de 100 metros do local pretendido (em vez de uma área aproximada de quilómetros) usando um sistema de câmaras e de mapeamento visual, e parece ter conseguido fazê-lo embora ainda vá demorar algum tempo a verificar isso. Caso tenha sido bem sucedido, este sistema irá auxiliar futuras missões de exploração lunar, especialmente nas zonas de interesse perto dos pólos. O módulo transportava dois mini-veículos de exploração, um pequeno rover rolante do tamanho de uma bola de baseball, e um curioso explorador saltitante, tendo ambos sido libertados com sucesso.
No entanto, o módulo está com problemas de energia devido a uma má orientação dos seus painéis solares, tendo obrigado a desligar vários sistemas críticos para dar prioridade aos sistemas de comunicação. A esperança é que ao longo das próximas semanas a alteração da incidência solar permita aos painéis gerar energia suficiente para retomar as actividades.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)