2024/01/02

Pack de bateria Max da Rivian parece ser "banha da cobra"

A Rivian começou a disponibilizar finalmente o seu pack "Max" para autonomia alargada, mas o resultado desta bateria adicional de 10 mil dólares deixa bastante a desejar.

Embora a questão da autonomia nos automóveis eléctricos seja actualmente um "problema não-problemático", continua a haver situações em que realmente pode haver necessidade de ter o máximo de autonomia que um veículo possa disponibilizar. No caso da Rivian, há muito que estava prometida a opção para um pack de bateria "Max" com autonomia de até 660 km por um valor de mais 10 mil dólares. Mas o resultado final parece estar longe daquilo que tinha sido anunciado.

A Rivian disponibiliza os packs Standard e Large, com autonomias de 434 e 567 km de autonomia, respectivamente. E agora, testes de circulação na estrada revelam que o pack Max, apesar de prometer quase mais 100 km de autonomia, na prática apenas dá mais 25 km de autonomia na prática - fazendo com que, com um custo de 10 mil dólares, se esteja a pagar 400 dolares por km extra!
Estes resultados ainda terão que ser validados por mais testes, mas a bateria "Max" da Rivian não deixa logo de levantar suspeitas por ter o mesmo peso e volume que a bateria "Large", com a Rivian a dizer que consegue extrair mais energia devido a um "sistema de gestão optimizado". Ora, sabendo-se o quanto as baterias dos veículos eléctricos já são optimizadas até à exaustão, para oferecerem a maior densidade energética possível, esta promessa de optimização adicional parece ser algo que não daria grandes resultados adicionais, condizentes com os ridículos 25 km extra obtidos.

Sem dúvida que tudo isto irá ser esclarecido nos próximos tempos, pois imagino que o segundo passo de alguém que tenha pago 10 mil dólares por uma "bateria maior" que acaba por ser idêntica à bateria média, seja ir a correr para os tribunais com um processo contra a Rivian.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)