2024/01/08

Xreal Air 2 Ultra com tracking 6DoF

A Xreal tem novos óculos topo de gama, os Xreal Air 2 Ultra, com tracking adicional 6FoF graças a câmaras montadas nas hastes.

Depois dos Air 2 e Air 2 Pro apresentados em Outubro, que basicamente se comportam como ecrãs estáticos à frente dos olhos (com a particularidade de se poder escurecer as lentes para ajustar o grau do mundo exterior que se deseja manter visível), a Xreal (antiga Nreal) avança para óculos que realmente podem proporcionar uma experiência de realidade aumentada mais activa.

Novas câmaras instaladas nestes Xreal Air 2 Ultra permitem fazer o tracking do movimento do utilizador com 6 graus de liberdade, assim como reconhecer gestos e movimentos feitos com as mãos, para interacção com apps sem que sejam necessários controladores adicionais. A Xreal também promete que as câmaras podem fazer o reconhecimento do espaço 3D em redor do utilizador. O campo de visão aumenta dos 46° do Air 2 Pro para os 52°, com cada olho a ter direito a uma imagem 1080p a 120 Hz. A imagem apresentada ao utilizador é equivalente a ter um ecrã de 154" a 4 metros de distância, com uma luminosidade máxima de 500 nits.

Outra área onde a Xreal consegue vantagem sobre os concorrentes é no peso, com estes Air 2 Ultra a ficarem-se pelos 80 gramas (um peso pluma comparado com os 515g do Meta Quest 3).
A Xreal diz ter conseguido recentemente atingir uma quota de 50.9% do mercado, e não será surpresa que estes Air 2 Ultra se queiram posicionar como alternativa bastante mais económica que os Vision Pro da Apple. Embora neste momento pareça difícil acreditar que a Apple vá ter grande sucesso com os seus óculos de 3500 dólares, bem sabemos como as coisas correram para a Nokia depois da Apple ter lançado um iPhone que era criticado por ser extremamente dispendioso (e nem ter botões).

Estes Xreal Air 2 Ultra ficam disponíveis em Março com um preço oficial de $699, mas com a possibilidade de ficarem por $599 para quem fizer a pré-encomenda.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)