A Geely está a criar uma rede de satélites que possibilita posicionamento com maior precisão que o GPS.
Estamos a chegar a um ponto caricato, em que vemos empresas privadas a replicarem serviços existentes, mas de forma proprietária e para seu próprio benefício.
A Geely, gigante chinês que além da marca própria também detém a Volvo, Zeekr, Lotus, Smart, e outras empresas, anunciou ter lançado mais um lote de onze satélites, prevendo ter 72 satélites em órbita em 2025, e eventualmente chegar a uma constelação de 240 satélites.
Os satélites possibilitam serviço de posicionamento de alta precisão, de 1 a 5 metros, que será usado pelos sistemas de condução autónoma das marcas do grupo, e que também permitirão conectividade global - não se sabendo se usando qualquer tipo de comunicação especial ou, ao estilo dos satélites mais recentes, podendo comunicar directamente com smartphones no solo sem quaisquer modificações.
Uma coisa é certa, se os EUA não ficaram incomodadas pela SpaceX estar a adicionar essa capacidade aos satélites Starlink, certamente terá uma posição bem diferente caso seja uma empresa chinesa a fazê-lo e a poder "espiar" todos os smartphones do mundo a partir do céu.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)