Caso alguém ainda se preocupe com isso, o último MacBook Pro com drive óptico, de 2012, passou à categoria "obsoleto" na Apple.
O MacBook Pro de 13" lançado em 2012 foi o último MacBook Pro a incluir um drive óptico para CDs e DVDs. E tendo-se passado mais de sete anos após o fim da sua distribuição, passou agora oficialmente à categoria de produto obsoleto na Apple, deixando de haver suporte de qualquer tipo para o mesmo (embora possa contar com uma excepção que permite trocar a bateria até um período de 10 anos, desde que a Apple ainda as tenha em stock).
É algo que acaba por ser uma mera curiosidade, especialmente tendo em conta que o mesmo já nem tem direito aos macOS mais recentes desde 2020, e por esta altura já deverá haver poucas pessoas a utilizar este MacBook com mais de uma década.
Na altura, a remoção do drive óptico deu origem às habituais polémicas, mas a Apple sempre teve tradição de retirar coisas "comuns" dos seus produtos. Opção que dá sempre origem a críticas, mas que invariavelmente acaba por ser seguida pelo resto dos fabricantes. Este caso dos drives ópticos foi mais um exemplo disso, com os portáteis dos outros fabricantes a também abandonarem estes drives ao longo dos anos seguintes, e fazendo com que hoje em dia tenham passado de algo comum a algo que é uma autêntica raridade de se encontrar num computador. E quem precisar de um, facilmente poderá encontrar drives ópticos externos a preços ridiculamente reduzidos face aos preços que inicialmente se pagavam por eles.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O meu MacBook Pro Late 2011 (mas comprado em 2012) ainda vai dando uma perninha de vez em quando cá em casa, principalmente para a mulher fazer umas coisas ligeiras - a correr o último macOS não-oficial possível, o Catalina (o último oficial foi o High Sierra).
ResponderEliminarJá na altura em que o comprei os CDs eram muito pouco usados por isso, logo no primeiro mês nas minhas mãos, instalei um "pequeno" SSD (120GB) no lugar do HDD e tirei a drive óptica e coloquei o HDD (500GB) no lugar dela (haviam uns adaptadores baratos e que fizeram bem o serviço).
Curiosamente, esse HDD esteve lá até este mesmo fim-de-semana passado (portanto, uns 4/5 dias atrás), pois tirei-o para ser mais um disco para umas cópias de segurança usando um adaptador. O pequeno SSD chega bem e ainda sobra para o que é preciso hoje em dia.
Consegues colocar os últimos MacOS nesses modelos. Ainda este mês coloquei o Ventura num early 2011.
EliminarEspreita este projecto: https://dortania.github.io/OpenCore-Legacy-Patcher/
Obrigado, muito interessante! Apenas conhecia os projectos do dosdude1 (e baseados) e como a partir do Big Sur já não era possível instalar, nunca mais investiguei esse mundo - até porque entretanto fui tendo outros computadores em trabalho e lazer, então o MBP passou a ficar um pouco como backup.
EliminarPor enquanto fica como está, que dá para o gasto, mas quem sabe se um dia destes não me aventuro nisso. :D