2024/02/14

Tesla adiciona buzina central no volante "yoke"

A Tesla cedeu às críticas e aplicou a actuação da buzina na secção central do volante rectangular yoke.

A Tesla tem optado por diversas funções futuristas nos seus modelos, mesmo contra a vontade do público. A remoção dos controlos tradicionais como as hastes dos piscas, que passaram para botões no volante, complicam a vida aos condutores, particularmente quando se tem que lidar com um volante a 180° e onde tudo fica invertido. Mas, tal como acabou por recusar no volante yoke e deu a opção para um volante circular tradicional (apesar de Musk ter tido que isso não aconteceria), agora também recuou no modo de actuação da buzina.

A buzina era mais uma das funções que tinha passado a ser activada por um botão touch no volante, mas que na mais recente versão do volante yoke, passa a estar na secção central comum à maioria dos carros.
A grande vantagem é que isso permite buzinar de forma instintiva e imediata, sem se perderem preciosos segundos a pensar onde é que está posicionado o botão da buzina no volante - o que por vezes poderá fazer toda a diferença para evitar um potencial acidente com alguém que esteja distraído e necessite do alerta sonoro.

Com tais inovações, talvez um destes dias a Tesla até se lembre de colocar os piscas numa haste em vez dos botões no volante!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)