2024/03/11

Google explica porque Chromebooks têm teclado com minúsculas

Os Chromebooks vêm com teclados com letras mínusculas nas teclas, e a Google explica porquê.

A utilização de teclados com letras mínusculas nas teclas é algo que a Google fez desde o primeiro protótipo de Chromebook - o CR-48 de 2010 - e é algo que foi feito de forma bem consciente.

O objectivo dos Chromebooks era serem acessíveis a todas as pessoas, mesmo as que nunca tivessem utilizado um computador, e queriam que isso acontecesse logo desde o primeiro toque numa tecla. Diz a Google que não faz qualquer sentido que a primeira experiência de carregar numa tecla que indica a letra "A" maiúscula seja a de ver surgir no ecrã a letra "a" minúscula. Algo inconsequente para quem já estiver habituado a lidar com computadores, mas que poderá baralhar aqueles que estão a usá-lo pela primeira vez. Por isso, nos Chromebooks, nessa primeira experiência, a letra que surge no ecrã coincide com aquela que se vê na tecla.
A simplificação do teclado nos Chromebook não se ficou por aqui, livrando-se também de teclas "complicadas" que ainda hoje estão presentes nos teclados PC mesmo que a maioria dos utilizadores não faça ideia por que lá estão: teclado como o "Sys Req" e "Break". E na posição habitualmente ocupada pela tecla Caps Lock, temos a tecla "Everything Key" que dá acesso imediato à pesquisa, inicialmente representada por uma lupa, agora tendo um cículo rodeado por um anel.

Pelo andar das coisas, essa tecla ainda passará a servir de atalho para um assistente AI nos próximos anos.

2 comentários:

  1. Carlos, neste momento qual é a tua recomendação para um Chromebook médio/bom...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São todos muito equivalentes (para os mesmos níveis de preço), é ver que melhor promoção se arranja no momento - ou considerar o uso de um portátil que já se tenha, com o Chrome OS Flex.

      Eliminar