2024/03/18

MS volta a apresentar popups do Bing a quem usa Chrome

A Microsoft continua sem aprender com os erros do passado, voltando a importunar os utilizadores do Chrome com popups para que usem o Bing.

Fazendo alguns utilizadores do Windows 10 e Windows 11 temer que tivessem sido infectados por adware, a MS tem estado a apresentar popups bastante duvidosos aos utilizadores do Chrome, que apelam a que passem a utilizar o Bing.

Quem aceitar, verá ser instalada a extensão Microsoft Bing Search for Chrome e ser alterado o motor de pesquisa para o Bing, assim como as novas páginas do browser serão apresentadas com o Bing. Uma acção que faz com que entre em acção o sistema de segurança do Chrome, que pedirá a confirmação do utilizador de que quer mesmo alterar o motor de pesquisa que tenha definido - para o qual a Microsoft apresenta novo popup a apelar para que os utilizadores não revertam as alterações!
É verdadeiramente ridículo ver ao ponto a que estas coisas estão a chegar, a pedinchar pela atenção dos utilizadores, não se devendo esquecer que o Windows continua a ser um sistema operativo pago (se bem que, mesmo que fosse gratuito, este tipo de tácticas continuaria a ser criticável, embora pudesse ser mais desculpável ou tolerável).

A MS, como seria de esperar, tem outra perspectiva, dizendo que vê isto como sendo uma oferta vantajosa para os utilizadores, já que ficam com acesso privilegiado no Copilot / GPT-4 se usarem a extensão do Bing, e que os utilizadores têm a opção de fechar a notificação para não voltarem a ser chateados. Talvez... até à próxima "oferta" que a Microsoft decidir voltar a fazer surgir à frente do rosto dos utilizadores em qualquer opção para que não sejam sujeitos a tal coisa.

2 comentários:

  1. Já me aconteceu por várias vezes ter o default browser como o Chrome e sem mais nem menos (ou com um windows update qualquer) os links de mensagens no Outlook e Teams passaram a abrir automaticamente no Edge...

    ResponderEliminar