O supostamente básico Notepad vai deixar de ser tão básico, ganhando um corrector ortográfico.
A Microsoft anunciou o lançamento da funcionalidade de corrector ortográfico no Notepad do Windows 11, que por agora será disponibilizado para os Windows Insiders e posteriormente será disponibilizado de forma global nos próximos meses.
Ao estilo do editores de texto mais avançados, o sistema sublinhará as palavras não reconhecidas a vermelho, e irá suportar múltiplas línguas assim como a possibilidade de adicionar novas palavras ao dicionário para que passem a ser reconhecidas como correctas.
Sabendo que esta funcionalidade poderá não ser apreciada por quem deseja que o Notepad se mantivesse como um editor de texto básico, a MS diz que a correcção será desactivada automaticamente para tipos de ficheiros associados com programação ou logs.
Parece-me que esta funcionalidade faria bastante mais sentido se fosse implementada a nível de sistema, ficando disponível em todos os locais onde se quisesse escrever texto. De resto, há que relembrar que não se deveria ter expectativas de um programa ter obrigatoriamente que adicionar coisas e mais coisas ao longo dos anos. O Notepad é suposto ser um programa básico de edição de texto, e assim deveria permanecer. Quem quiser funcionalidades mais avançadas tem outros programas à disposição. Senão, um destes dias, acaba por se transformar o Notepad num Wordpad, ou até num Word.
2024/03/22
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Concordo. A correção ortográfica deveria ser implementada a nível de sistema (onde se torna necessário escrever -devendo ser possível ativar e desativar a gosto) e não por cada aplicação.
ResponderEliminarMicrosoft a demonstrar o quão atrasada anda ao ir de encontro às verdadeiras necessidades dos utilizadores.
Eu penso que o OpenAI faz um melhor trabalho com este tipo de correctores ortograficos.
ResponderEliminarFica aqui um bom exemplo de uma ai que ajuda imenso https://portugues.ai - eu uso quase todos os dias. Porque muitas vezes ajuda ate a melhorar o texto.