2024/03/26

Opções de formatação no Windows são solução temporária - que se mantêm há 30 anos

Um engenheiro envolvido na criação da ferramenta de formatação do Windows NT revelou que era suposto ser uma solução temporária - mas que se tem mantido há 30 anos e acabou por se expandir a todos os Windows.

O caso é curioso mas não tão incomum como se possa pensar. Dave Plummer diz que a sua equipa estava a transferir coisas do Windows 95 para o Windows NT, e que o Format era uma das coisas que era demasiado diferente no NT e obrigou a criar um interface diferente. Para isso, começou a anotar todas as opções disponíveis para a formação de um disco, como o filesystem, nome, tamanho dos cluster, compressão, encriptação, etc. e criou um ecrã básico com essas opções disponíveis - imaginando que isso acabaria por ser remodelado e melhorado por alguém especializado na parte dos interfaces. Só que a sua solução temporária acabou por nunca ser alvo de qualquer alteração, e mantém-se inalterada até hoje, podendo ser vista no Windows 11.
Mais curioso ainda (e mais "grave") é que a sua decisão temporária não se limitou ao aspecto visual do interface. As opções que ele escolheu para o tamanho dos clusters acabou por implicar que o tamanho máximo dos volume FAT no Windows ficasse limitado aos 32 GB. Um limite que deu muitas dores de cabeças a muitas pessoas; e que agora se descobre que não eram uma limitação do sistema FAT em si (que tecnicamente suporta volumes até 2 TB), mas sim desta escolha de uma única pessoa dos valores que decidiu apresentar num interface temporário da formatação.

Com o passar dos anos as gerações seguintes do Windows continuaram a usar este Format tal como tinha sido criado para o Windows NT - revelando que, por vezes, as soluções temporárias acabam por ser mais permanente do que se imaginaria.

1 comentário:

  1. O que me passo ao saber destes pequenos segredos "insiders" do que reinava na Microsoft é verificar que, uma empresa que já lucrava milhões atrás de milhões, não conseguia colocar mais olhos nos testes e experimentação dos sistemas operativos.

    Tenho vindo a seguir o canal desse senhor no YouTube e tenho a dizer que tem sido revelador!

    ResponderEliminar