A Setapp vai ser das primeiras lojas de apps alternativas para iOS na Europa.
Apesar das muitas restrições que a Apple ainda pretende aplicar às app stores alternativas (veremos se a UE aceita coisas como a cobrança de comissões por parte da Apple, afectando até apps gratuitas), já começam a surgir as primeiras lojas.
A Setapp, que já estava disponível para macOS, anunciou que também vai ficar disponível para iOS. Nos Macs a loja usa um modelo de subscrição, com uma mensalidade de $9.99 a dar acesso a mais de duas centenas de apps, sendo esperado que a versão para iOS também disponibilize uma modalidade idêntica.
Poderá não ser o tipo de loja que agrade a toda a gente (e refiro-me a todos os que não são fãs do modelo de "subscrição para tudo"), mas o importante é que, pela primeira vez no iOS, as empresas e os utilizadores terão estas opções alternativas à App Store da Apple.Big news! MacPaw will launch @Setapp Mobile Beta in the EU – the first alternative marketplace for iOS with a curated selection of apps 🚀
— MacPaw 🇺🇦 (@MacPaw) February 29, 2024
Read on for some insider secrets, including the first apps on board: https://t.co/b7Tc2hm7JA pic.twitter.com/lYfplYlnFp
Mas, até para que app stores com esta possam ter alguma esperança de sucesso, será necessário clarificar a legalidade da Apple querer cobrar uma taxa de 50 cêntimos por cada instalação de uma app se esta ultrapassar um milhão de downloads por ano. Uma taxa que, por agora, serve de travão isntantâneo para que qualquer developer se arrisque a disponbilizar uma app em app stores alternativas.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)