A Meta deu mais detalhes sobre a abertura dos seus serviços de mensagens, WhatsApp e Messenger, a serviços de mensagens externos.
Embora a entrada em vigor do DMA europeu esteja a ser dominado pela Apple e as questões em torno da App Store, há muitos outros serviços que são abrangidos pelas exigências do Digital Markets Act. É isso que acontece com as plataformas de mensagens de grande dimensão, que passam a ser obrigadas a permitir a interoperabilidade com serviços concorrentes - com o propósito de fazer com que qualquer pessoa possa enviar mensages para qualquer outra, independentemente do serviço de mensagens que cada uma delas utilize.
A Apple conseguiu de alguma forma livrar o iMessage dessa obrigatoriedade, mas o WhatsApp e o Messenger não. E a Meta está agora e dar mais alguns detalhes técnicos sobre como irá possibilitar essa compatibilidade.
Basicamente, a Meta permitirá a interoperação com serviços de mensagens que usem o protocolo Signal, para assegurar a segurança das mensagens. No entanto, também aceitará outros protocolos se os respectivos serviços conseguirem demonstrar que têm um nível de segurança idêntico ou superior ao do Signal.
No caso de envio de imagens e vídeos, ficará a cargo dos serviços externos alojarem esses conteúdos para que possam ser vistos pelos utilizadores WhatsApp e Messenger, com o download a ser feito por intermédio de um servidor da Meta para que os serviços externos não possam obter informação sobre os utilizadores.
Embora seja natural que existam alguns problemas iniciais, esta exigência do DMA irá concretizar aquilo que todas estas plataformas já podiam / deviam ter feito há anos, de permitir que todos os serviços de mensagens falem com todos os demais serviços (não será difícil imaginar que, num futuro próximo, os serviços que não permitirem esta interoperação terão grandes dificuldades em atrair utilizadores).
Aliás, esta realidade já chegou a existir em tempos (nos tempos do ICQ), antes dos serviços começarem a levantar paredes e a fechar os seus serviços a serviços externos. É pena que tenha sido necessário recorrer a métodos forçados para que essas paredes comecem a ser demolidas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)