2024/04/29

Sistema Ford BlueCruise sob investigação após dois acidentes com vítimas mortais

O sistema de assistência à condução BlueCruise da Ford vai ser alvo de investigação da NHTSA após dois acidentes.

Não é só a Tesla que tem que enfrentar investigações relacionadas com o Autopilot e FSD. Na sequência de dois acidentes com várias vítimas mortais, a National Highway Traffic Safety Administration norte-americana também abriu uma investigação ao sistema de assistência ao condutor BlueCruise da Ford.

O Ford BlueCruise é um sistema bastante mais limitado do que o FSD da Tesla, só funcionando em auto-estradas reconhecidas pelo sistema e contando com sistema de monitorização do condutor para assegurar que o mesmo se mantém atento à estrada (o tipo de monitorização que a NHTSA critica a Tesla de não fazer de forma adequada no Autopilot). Mas ainda assim, não conseguiu evitar dois acidentes (um em Fevereiro no Texas, outro em Abril na Pennsylvania) dos quais resultaram várias fatalidades.

Antecipo desde que já que a causa dos acidentes vá ser a habitual "desatenção por parte do condutor", o que volta a reforçar a necessidade de deixar bem esclarecido que estes actuais sistemas não dispensam a atenção permanente do condutor, por muito que os fabricantes, em maior ou menor grau, tentem dar a entender que o carro "conduz sozinho". Mais do que fazer descansar os condutores, seria mais adequado lembrar que estes sistemas podem estar dispostos a matar o condutor e ocupantes a qualquer momento (mesmo que com uma probabilidade de apenas 0.001%).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)