Depois da redução na mensalidade, a Tesla reduz também significativamente o custo da opção FSD de 12 mil para 8 mil dólares nos EUA.
Recentemente a Tesla baixou o preço do modo FSD em mensalidade para metade, passando de $199 para $99. Esta redução veio também fazer com que o preço do modo FSD comprado em opção se tornasse desproporcional, já que os 12 mil dólares pedidos seriam suficientes para pagar o FSD mensal durante 10 anos. Uma constatação que a própria Tesla acabou por reconhecer.
Agora, a opção FSD baixa dos 12 mil para os 8 mil dólares, valor que a deixa mais em linha com os preços praticados por cá (a Tesla pede 7500 euros pelo modo FSD em Portugal). Em contrapartida, esta redução de preço nos EUA vem acompanhada do desaparecimento da opção Enhanced Autopilot que custava 6 mil dólares (por cá ainda disponível por 3800 euros) e que dava acesso à navegação em Autopilot, mudança de faixa automática, estacionamento automático, summon e smart summon (por cá sem estas três últimas funcionalidades, prometidas para o futuro).
Isto quer dizer que, nos EUA, se torna praticamente obrigatório pagar pela opção FSD para se tirar partido de qualquer funcionalidade do Autopilot.
Esta redução de preço colide também com a habitual postura de Elon Musk, que ao longo dos anos tem continuamente ameaçado que o modo FSD iria ficar cada vez mais caro à medida que se fosse tornando cada vez melhor. O problema é que a realidade tem demonstrado que os anos têm efectivamente passado, e que a Tesla continua sem fornecer um modo FSD realmente autónomo como tinha prometido. Aliás, tanto a Tesla como Elon Musk já se vão referindo ao modo FSD como "FSD Supervisionado", embora no site ainda não tenham actualizado essa referência.
Enquanto isso, também os outros fabricantes vão lançando sistemas autónomos idênticos, ou até melhores: nos EUA a Mercedes tornou-se na primeira marca a disponibilizar comercialmente um sistema autónomo de nível 3, que não obriga a que o condutor mantenha atenção permanente na estrada. Algo que se pode considerar uma pequena "bofetada de luva branca" à Tesla.
2024/04/21
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)