A ideia de cobrar pelo acesso ao X não é nova, com isso a já ter sido posto em prática de forma experimental na Nova Zelândia e nas Filipinas. Mesmo com toda a tecnologia AI, Musk diz que cobrar pelo acesso à plataforma é a única forma de combater os bots na plataforma. Talvez ele ache que sim, mas desde já se prevê que seja uma medida condenada ao fracasso.
Para tal basta olhar para o panorama actual, onde existem contas falsas e de spam que já pagam pela subscrição do X Premium. Adicionalmente, pelos textos que se têm descoberto, as novas contas terão que pagar $1 por ano pelo acesso imediato ao X (na prática, fazendo com que o X lucre com os bots) ou em alternativa terão que esperar um período de três meses antes de conseguirem fazer publicações e comentários. Esta alternativa derrota desde logo o propósito de Musk, foi facilmente se antevê que as redes de bots simplesmente continuem a criar milhares e milhares de contas falsas de forma contínua, passando a usar aquelas que já têm mais de três meses de idade.
Uma coisa é certa, se a medida dificilmente combaterá os bots, garantidamente irá desincentivar que novos utilizadores reais se juntem à plataforma, pois dificilmente terão paciência para aguardar três meses antes de a poderem usar, ou estarão dispostos a pagar por isso quando não faltam alternativas gratuitas.Unfortunately, a small fee for new user write access is the only way to curb the relentless onslaught of bots.
— Elon Musk (@elonmusk) April 15, 2024
Current AI (and troll farms) can pass “are you a bot” with ease.
Provavelmente uma pequena cobrança única de $25 seria o mais adequado, pois tornaria a operação de bots extremamente dispendiosa, em especial porque a empresa continuará a apagar as contas que for detectando.
ResponderEliminarTens o exemplo dos programadores de cheats que trabalham por subscrição mensal e é um negócio que já envolve milhões. O pessoal é banido e cria nova conta. Os cheats andam em média à volta dos 30€. Se achas que 25 por entrada é dispendioso para bots...
Eliminar