2024/05/15

Planetário do Porto participa no Dia Internacional dos Museus 2024

Recordando a importância dos museus, também o Planetário do Porto - CCV anuncia a sua participação no Dia Internacional dos Museus 2024, a 18 de Maio, com diversas actividades.

O Dia Internacional dos Museus (DIM), organizado pelo ICOM e celebrado anualmente a 18 de maio, tem este ano o tema «Museus para a Educação e Investigação», destacando o papel fundamental dos museus como instituições de educação dinâmica que promovem a descoberta e o acesso à cultura. Entre exposições, sessões de planetário e uma palestra de Miguel Gonçalves: «Pode o Céu cair-nos na cabeça», há ainda um desafiante Museuspaper entre os museus da cidade aderentes.

PROGRAMA NO PLANETÁRIO
Sáb. 18 mai, 10:30 – 19:30

EVENTOS GRATUITOS
> 10:30 – 19:30
TODOS OS MUSEUS ADERENTES

«Museuspaper»
Conheça os Museus do Porto participando num peddy paper entre os museus aderentes. Para cada enigma há uma resposta certa. Aceite o desafio e faça a Pequena Rota (3 museus), a Grande Rota (6 museus) ou a Mega Rota (9 museus)! Peça o passport Museuspaper na recepção do Planetário ou nos outros museus aderentes.

> 10:30 – 19:30
EXPOSIÇÕES

«Explore o modelo do Sistema Solar à escala»
E se o Sol fosse do tamanho da cúpula do Planetário do Porto? Que tamanho teriam os planetas? Porque, à mesma escala, as órbitas reais não cabem no Planetário? Venha ao Planetário do Porto e explore o Sistema Solar em grande escala!

«Meteoritos: rochas extraterrestres»
O que são os corpos menores no Sistema Solar? Como alguns deles chegam à Terra? O que são meteoritos? Há diferença entre meteoritos e rochas da Terra? O que é que esses objetos extraterrestres nos ensinam? É possível tocar em pedaços da Lua, Mercúrio, Marte ou Vesta sem precisar de uma nave espacial? Venha ao Planetário do Porto tocar nos meteoritos e explorar as respostas a estas perguntas fascinantes!

«Da Terra aos Confins do Universo»
Qual é a escala do Universo? Como seria uma viagem desde a superfície da Terra, com os telescópios VLT no Chile, até aos confins do universo, com a primeira imagem do Campo Profundo do Telescópio Espacial James Webb? O que nos mostra a imagem do Campo Profundo? Explore estas e outras questões nesta exposição do Planetário do Porto!

«Espectro Solar»
O que é um espectro? Como é que o espectrógrafo separa a luz das estrelas em diferentes “cores”? Podemos aprender a “ler” um espectro? E a sua “leitura” revela-nos muita informação? Como podemos determinar a composição química dos astros? Explore estas e outras questões nesta exposição do Planetário do Porto!

> 11:00 + 15:00 + 16:00
FILME DE ANIMAÇÃO IMERSIVO PARA A INFÂNCIA

«Há formas no Espaço» Será que o Sistema Solar se inspirou nas formas de uma Bola e de uma Pizza? Que formas podemos encontrar no nosso Sistema Solar? Junte-se à nossa Bola e Pizza numa aventura espacial! Numa aventura imersiva para os mais novos, vem ajudar a pilotar a nossa "nave espacial" pelo Sistema Solar e mais além!

> 11:30 + 15:30
FILMES IMERSIVOS DE PLANETÁRIO
«Uma aventura no Sistema Solar» + «CHEOPS: Olá Universo!»
Venha a bordo e desvende os segredos do Universo em duas viagens espaciais imersivas!
Quais são os principais destinos do nosso Sistema Solar? Viaje connosco e explore-os em apenas alguns minutos!
Noutra viagem espacial, descubra a história da deteção de exoplanetas com o CHEOPS. Que papel tem Portugal nesta área? Quais os métodos de deteção e características dos exoplanetas?

> 16:30
FILME IMERSIVO DE PLANETÁRIO
«O céu d’Os Lusíadas»
Numa viagem imersiva explore o Céu d'Os Lusíadas!
Que ligações existem entre a obra épica d'Os Lusíadas e a Astronomia da época? Que conhecimento científico inspirou os versos do poema? Como era o céu noturno que Camões tão bem parecia conhecer? Que referências astronómicas encontramos na obra? Que eventos astronómicos marcaram a vida do autor?

> 17:30 – 18:50
PALESTRA
Pode o céu cair-nos na cabeça?
Miguel Gonçalves nesta palestra vai conduzir-nos numa viagem fascinante pelo mundo dos asteroides e meteoritos, explorando a sua origem, composição e os perigos que representam para a Terra. Abordaremos o evento cataclísmico que dizimou os dinossauros há 66 milhões de anos e discutiremos a possibilidade de um impacto similar acontecer no futuro. Também debateremos as medidas que podemos tomar para nos protegermos de potenciais ameaças espaciais, como sistemas de deteção e desvio de asteroides. Venha descobrir como os meteoritos moldaram o nosso planeta e como, de facto, o céu pode cair-nos na cabeça, as suas histórias incríveis e o que podemos fazer para nos proteger de potenciais ameaças vindas do céu.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)