2024/05/10

Stack Overflow suspende utilizadores descontentes que estão a eliminar respostas

A plataforma Stack Overflow está a suspender utilizadores que têm estado a eliminar respostas em protesto contra a parceria com a OpenAI que utilizará essa informação para treinar modelos AI.

O Stack Overflow é uma das plataformas mais conhecidas e populares para perguntas e respostas sobre programação, onde é frequente os developers irem procurar por soluções para as suas dúvidas e problemas. Mas agora assiste-se a um episódio que pode abalar profundamente o sentimento de comunidade e a confiança dos utilizadores.

Apesar de inicialmente o Stack Overflow ter tido uma posição "anti-AI", não permitindo a publicação de respostas geradas pelo ChatGPT, mudou completamente de opinião e fez uma parceria com a OpenAI que permite que a empresa AI possa usar oficialmente todo o seu vasto repositório de informação para treinar modelos AI. Muitos contribuidores não gostaram desta notícia, considerando que é um aproveitamento injusto do seu "trabalho", e têm estado a protestar da forma possível. Muitos tentaram eliminar as suas respostas mais populares mas descobriram que a plataforma não o permite; como tal, têm estado a editar as suas respostas, trocando a informação útil por mensagens de protesto. Uma retaliação que a plataforma decidiu começar a penalizar, repondo as respostas originais e suspendendo os utilizadores.
Alguns utilizadores relembram que os protestos serão inconsequentes, pois a informação das respostas já está nas bases de dados da plataforma e chegará à OpenAI de qualquer forma. Por outro lado, apesar de nas condições do serviço estar assegurado que a plataforma pode usar esses dados como bem entender, assegura que existirá a devida atribuição aos seus criadores - algo que não está claro como é que será feito. Sendo os EUA o país dos "processos", não é difícil imaginar que alguns destes utilizadores descontentes que se sentem traídos avancem por essa via para demonstrar a sua frustração com a atitude da OpenAI, tanto a nível de "vender" as suas respostas como chegando ao ponto de os suspender.

Relembre-se que antes do Stack Overflow se ter tornado na plataforma de referência para estas perguntas e respostas, existia outra plataforma que durante anos dominou o sector, até começar a ser uma plataforma onde era preciso pagar para ver as respostas (ou acumular "créditos positivos" dando respostas que ajudassem outras pessoas). Isso acabou por ditar o seu fim e permitir a ascensão do Stack Overflow. Veremos se não estaremos a assistir a um repetir dos mesmos erros do passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)