2024/05/31

Windows 11 ganha inversão da roda do rato e aceleração do ponteiro

Demorou, as a Microsoft vai finalmente dar acesso imediato às opções de inversão do sentido da roda do rato e aceleração do ponteiro no Windows 11.

Esta é mais uma daquelas coisas que é ridículo estar a noticiar num sistema operativo com 40 anos, mas que não deixará de ser apreciada pelos utilizadores. Actualmente, quem desejar inverter o sentido de scroll feito pela roda do rato, tem que recorrer às apps de configuração do fabricante do rato ou de mexericar manualmente no Registry do Windows - algo que se torna ainda mais ridículo quando se trata de uma opção que o Windows disponibiliza para os touchpads. De modo idêntico, ligar ou desligar o "enhance pointer precision", é também algo que obrigava a mergulhar em secções mais escondidas das configurações.

Felizmente, tanto o sentido de scroll da roda do rato como o enhance pointer precision, vão passar a estar acessíveis directamente na secção de settings do rato.
Se ajustar o sentido de scroll da roda é auto-explicativo, o "enhance pointer precision" é apenas o novo (e mais idiota) nome dado àquilo que tradicionalmente é conhecido como "aceleração do ponteiro" do rato - a opção que faz com que a velocidade de deslocação do ponteiro seja ajustada em função da aceleração do movimento do rato. É algo que é bastante útil para o uso no dia a dia, mas que muitos jogadores preferem desactivar durante os jogos, para ficarem com um movimento linear mais previsível e fácil de controlar.

Por agora estas opções estão disponíveis no Windows 11 Canary e escondidos por uma flag que tem que ser activava manualmente através de um utilitário, mas tendo em conta que é algo tão básico e funcional (que deveria ter sido disponibilizado de origem no Windows 11!) é de esperar que rapidamente seja lançado oficialmente de forma global na próxima actualização.

1 comentário:

  1. É uma das funções feitas para facilitar passar da Apple para Windows, quando mudei a macOS foi uma coisa que me deu nó… na realidade a Apple está a facilitar a Microsoft ganhar mercado, já que a Microsoft e Qualcomm estão a fortalecer o segmento e a Apple cada vez mais demora a implementar coisas básicas e importantes.

    Mas nem tudo é perfeito: o W11 farta-se de encravar (e é muito, mesmo muito lento) quando temos pastas com imagens HEIC ou vídeos em h265. Mesmo a mudar de foto demora algo, coisa que num smartphone com vários anos é imediato. Meti uma pasta com 300 fotos heic num ssd externo de alta velocidade, no meu PC Windows recente (USB 4.0 e Thunderbolt, chip de 25W e gráfica Xe) tenho que esperar 2 segundos para me abrir a imagem de 20 MP heic, no meu Samsung Tab S8 ou mesmo num Samsung S20 é imediato. Imagino que não seja do chip mas do Windows que não usa o hardware (apesar de ter o driver para heic instalado)

    ResponderEliminar