A NASA está em risco de ver os seus planos adiados significativamente, com a Collins Aerospace a estar prestes a abandonar o projecto de desenvolvimento de novos fatos espaciais.
Há dois anos, a NASA seleccionou a Collins Aerospace e a Axiom Space para criarem novos fatos espaciais, para actividades extraveiculares e para as missões Artemis à Lua (e Marte). No entanto, esse plano está agora em risco, pois espera-se que a Collins Aerospace abandone o projecto, criando um grave problema para a NASA, que necessita urgentemente de fatos espaciais modernos.
Os fatos espaciais actuais da NASA têm várias décadas, e os novos fatos destinavam-se a apoiar as operações na Estação Espacial Internacional e nas missões lunares. Enquanto a Axiom Space está focada no desenvolvimento de um fato para a Lua, a Collins devia criar fatos para actividades em órbita. Infelizmente, a Collins revelou que está bastante atrasada e tem encontrado imensas dificuldades, e que será obrigada a abandonar o contrato se o mesmo não for renegociado (leia-se: dar-lhes mais tempo, e ainda mais dinheiro).
Este abandono coloca ainda mais pressão adicional sobre a Axiom Space, a única empresa restante no projecto, sendo que outra das possibilidades será a NASA recorrer a nova empresa que queira ocupar o lugar da Collins Aerospace - com uma potencial candidata a ser a SpaceX, que ainda recentemente revelou precisamente o seu primeiro fato destinado a actividades extraveiculares para o primeiro passeio espacial comercial fora da nave.
A urgência para novos fatos espaciais torna-se ainda mais evidente devido aos problemas nos fatos antigos. Nos últimos dias uma fuga de água num dos fato levou ao cancelamento de uma actividade extraveicular na ISS, obrigando a reformular os planos para apenas uma saída da estação espacial este Verão em vez das três que estavam inicialmente planeadas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)