2024/07/28

Como instalar um Windows sem bloatware

Quem não apreciar usar utilitários de terceiros para remover os componentes excessivos que a MS insiste em instalar no Windows 11, pode fazer essa limpeza durante a instalação sem ferramentas adicionais.

Não existe falta de utilitários que prometem limpar o Windows de todos os elementos indesejados. Mas, para isso há que confiar de que quem criou esse utilitário sabe o que está a fazer, e de que isso não irá causar instabilidades ou incompatibilidades com actualizações futuras. Daí que, esta proposta alternativa se possa tornar mais interessante.

Neste caso, não é necessário recorrer a qualquer utilitário, com a limpeza a ser feita por via das ferramentas que a própria Microsoft disponibiliza para automatizar a instalação do sistema. Os Unattend files são ficheiros de configuração que permitem a empresas - e neste caso, qualquer pessoa - fazer uma pré-configuração do sistema à sua medida. Basta colocá-los na pen USB de instalação do Windows, para que o processo de instalação siga as respectivas instruções a nível do que deve fazer, aplicar alterações, etc.

É possível criar estes ficheiros à medida de cada um, mas já temos alguns pré-feitos e prontos a usar.

O recomendado é o IoT-LTSC-Like, que mantém alguns dos utilitários principais mas remove a maioria das coisas que não se utiliza, desactiva a telemetria, só instala as actualizações de segurança, e ainda tem a vantagem de dispensar a necessidade de se criar uma conta Microsoft durante a instalação. A opção "Standard" ainda vai mais longe, removendo também o Microsoft Edge. E, para o futuro, está prometida uma versão que remove tuto o que pode ser removido, deixando o Windows no seu mínimo essencial.

Com a opção recomendada, um Windows 11 ocupará apenas 15 GB de espaço em disco, com 7 apps instaladas, 80 processos em execução, e usa menos de 2 GB de memória RAM. Ou seja, o tipo de coisa que deveria ser o standard numa instalação Windows, com tudo o resto a serem coisas que deveriam ser instaladas apenas se os utilizadores as quisessem - em vez de serem forçadas pela Microsoft.

4 comentários:

  1. E haverá coisa semelhante que permita retirar o bloatware de uma máquina com Windows já instalado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. deve ser necessário fazer a re-instalação. para um windows já instalado existem as aplicações que fazem isso como é mencionado no artigo

      Eliminar
    2. Econtrei este método que me parece ser bastante impressionante:

      https://christitus.com/debloat-windows-10-2020/

      Eliminar