Para cumprir com novas exigências da UE em 2027 a nível de facilitar o processo de substituição das baterias, a Apple pode recorrer a novas baterias de maior densidade com invólucro metálico e, talvez mais curioso, optar por um sistema de adesivo eléctrico para a sua fixação.
Estes adesivos eléctricos já foram demonstrados pela Tesa. A sua aplicação e actuação é em tudo idêntica à de um adesivo normal, mas quando for necessário remover a bateria, a mesma pode ser soltada através da aplicação de uma carga eléctrica.
Rumor has it that Apple will use a voltage-release adhesive for the battery of the next iPhone. Here's the adhesive in action. Apply 12 volts for 60 seconds and presto, your adhesive is debonded. Pretty cool! pic.twitter.com/p9Iu2woZfG
— Kyle Wiens (@kwiens) July 1, 2024
Isto evitaria a "guerra" de lutar com as faixas adesivas actuais, que invariavelmente se tornam bastante bastante trabalhosas de remover.
Por outro lado, para que o processo de troca de bateria fosse realmente facilitado para o consumidor final, este processo de separação teria que poder ser efectuado pelo próprio iPhone, e sendo esse o caso, já se pode imaginar que surgiriam casos de pessoas que soltaram a bateria "acidentalmente" (por muitos avisos e pedidos de confirmação que a Apple adicionasse para tal). Quanto a mim, parece-me que é uma solução mais complexa do que devia ser: porque não manter a bateria no local apenas por via de molas ou elementos de pressão?
Veremos como as coisas correm. Isto só irá entrar em vigor em 2027, e os rumores são de que a Apple comece por aplicar este sistema num único modelo de iPhone antes de o adoptar para todos os modelos.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)