2024/07/26

OpenAI apresenta SearchGPT para pesquisas

A OpenAI apresentou o SearchGPT, que visa tornar obsoletos os motores de pesquisa tradicionais.

Mantendo a sua tradição de não deixar que as demais empresas AI tenham demasiado tempo para descansar, a OpenAI apresentou o SearchGPT, o seu mais recente modelo AI que usa o GPT-4 para proporcionar respostas às pesquisas e perguntas dos utilizadores.

Grande parte das pessoas já usa serviços como o ChatGPT para obter respostas, mas a grande diferença é que enquanto esses modelos têm bases de conhecimento que não incluem os últimos meses de acontecimentos, o SearchGPT tem acesso a informação em tempo real da internet, o que lhe permite aceder aos mesmos dados que os motores de pesquisa tradicionais.
Além das respostas em texto, o SearchGPT também pode apresentar imagens, vídeos, gráficos, e obviamente que permite que os utilizadores façam perguntas continuadas tendo em conta o contexto dos pedidos anteriores.
O SearchGPT também chega numa altura crítica, em que muito se discute a recolha de dados não autorizados da web para treinar modelos AI. Aqui, a OpenAI contorna a questão, dizendo que para a apresentação dos resultados segue as regras como se fosse um motor de pesquisa e não um crawler AI. Também para ajudar a minimizar as polémicas, faz questão de apresentar links para as fontes de informação.

Ainda assim, é de esperar que as polémicas continuem, até porque este tipo de serviços com respostas apresentadas directamente, apesar de serem bastante úteis e funcionais para os utilizadores, irão resultar em menos visitas aos sites respectivos onde estes modelos AI foram copiar as informações (tal como já acontecia, em menor grau, com os resumos apresentados pelos motores de pesquisa).

1 comentário:

  1. Sem dúvida alguma que a web como a conhecíamos deixará de existir.

    ResponderEliminar