2024/08/28

Android 15 faz regressar widgets no lock screen

Depois de os ter removido, a Google faz regressar os widgets no lock screen com o Android 15.

Com o passar dos anos vamos assistindo a decisões e contra-decisões que se podem considerar ridículas. Os widgets do Android eram um dos seus grandes diferenciadores face ao iOS da Apple, mas a Google acabou por os remover do lock screen, caricatamente numa altura em que a Apple começou a apostar nisso e os adicionou ao iOS. Agora, a Google demonstra que a sua remoção foi um erro, e prepara-se para fazer regressar os widgets ao lock screen com o Android 15.

Análises ao código interno das versões beta do Android 15 revelam que as coisas parecem estar já totalmente preparadas para isso, sendo esperado que isso seja lançado oficialmente com a chegada do Android 15 QPR1.
Inicialmente podia argumentar-se que os widgets tinham sido removidos por poderem ser usados de forma abusiva e que reduzia a autonomia do smartphone ou tablet. Nesta nova implementação espera-se que a Google tenha feito as coisas de forma mais eficiente (ao estilo das alterações que fez aos watchfaces no Wear OS), e também não esquecendo as renovadas preocupações com a privacidade. O sistema relembra de forma bem visível que os utilizadores deverão ter cuidado com a escolha de widgets que possam apresentar informação pessoal, já que ficará visível mesmo com o dispositivo bloqueado.

O que parece ainda não ser possível é interagir directamente com widgets no lock screen, sendo necessário desbloquear o dispositivo primeiro. Algo que faz sentido em termos de segurança, mas que impede o rápido acesso a funções rápidas que se pudesse desejar ter directamente a partir do lockscreen.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)