2024/08/04

Tesla processa adaptador "ejectável" por ser perigoso

A Tesla diz que o adaptador Escape Connector da EVject é perigoso e quer proibir a sua importação para os EUA.

A Tesla avançou com uma acção legal contra a EVject, uma empresa que fabrica adaptadores para fichas de carregamento de automóveis eléctricos, ao estilo "MagSafe". Estes adaptadores, chamados Escape Connectors, prometem deixar os utilizadores simplesmente conduzirem para fora do posto de carregamento sem necessidade de remover manualmente a ficha, que se solta automaticamente quando puxada. No entanto, a Tesla diz que estes adaptadores são extremamente perigosos.

Os testes da Tesla revelaram que o Escape Connector pode atingir temperaturas de até 100° C quando usado com os cabos Supercharger da Tesla em correntes altas. Isto é particularmente preocupante para veículos como o Cybertruck, onde a empresa reconheceu que o adaptador pode sobreaquecer. A Tesla pede aos tribunais para impedir a EVject de comercializar o produto como seguro e proibir a sua importação para os EUA.
A EVject promove o Escape Connector como compatível com muitos modelos da Tesla, focando-se nas suas vantagens em caso de emergências em que os condutores necessitem de escapar rapidamente de uma estação de carregamento - por exemplo, em caso de serem ameaçados por um grupo de assaltantes e tentativas de carjacking. No entanto, é algo que apenas se destina a ser usado em emergência, já que metade do adaptador permanecerá preso à ficha do posto de carregamento, e com um preço de $299, não será conveniente que seja simplesmente abandonado pelo condutor.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)