Com a Apple a ter finalmente adicionado o suporte RCS aos iPhones, o próximo passo é aumentar a segurança com encriptação end-to-end entre Androids e iPhones.
A Google está a avançar com planos para melhorar o RCS (Rich Communication Services) ao introduzir encriptação ponta-a-ponta (E2EE) entre dispositivos Android e iPhone. Após a implementação recente do RCS nos iPhones, a Google anunciou que está a trabalhar no sentido de dar o passo seguinte e adicionar encriptação nas conversas entre as duas plataformas. Actualmente, a E2EE está disponível apenas para mensagens RCS entre dispositivos Android.
A GSMA, a organização responsável pelos padrões móveis, destacou esta funcionalidade de encriptação como um marco importante para a segurança das mensagens. A introdução da E2EE interoperável não só melhorará a privacidade, como também proporcionará uma melhor protecção contra fraudes e burlas. A Google tem suportado E2EE para conversas RCS em Android desde 2020 e está empenhada em tornar esta encriptação um padrão para todos os utilizadores, independentemente da plataforma. A Apple, por sua vez, mostrou interesse em colaborar com membros da GSMA para adicionar encriptação ao padrão RCS, bem como novas funcionalidades de mensagens, como reacções e respostas directas em conversas de grupo.
A funcionalidade de encriptação entre plataformas deverá fazer parte da próxima actualização do RCS Universal Profile. Esta actualização incluirá também novas funções, como a capacidade de editar e apagar mensagens já enviadas, assim como aplicar reacções com emoji e responder directamente a mensagens específicas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)