A Mediatek diz que o GPU Immortalis-G925 do seu novo Dimensity 9400 será o mais poderoso até à data, superando tanto os Snapdragon como o mais recente A18 Pro da Apple.
A Mediatek tem-se distanciado da sua associação a chips "low cost" e, nos últimos anos, tem demonstrado que é capaz de enfrentar os chips mais poderosos das marcas com maior tradição no sector. Agora, benchmarks parecem demonstrar que a empresa poderá ascender ao topo do desempenho dos GPUs mobile, com o Immortalis-G925 do novo Dimensity 9400 a ter atingido 134 fps no benchmark Aztec 1440p off-screen - um valor que supera os 72 fps obtidos pelo Apple A18 Pro e os 95 fps obtidos pelo Snapdragon 8 Gen 3.
É um bom prenúncio para as capacidades do Dimensity 9400, mas há que ter em conta que actualmente já chegamos a um patamar em que o desempenho puro não nos dá a real imagem das capacidades de um chip, especialmente no competitivo e exigente sector mobile.
Além do desempenho, importa saber qual a sua eficiência, já que o consumo e, acima de tudo, o o aquecimento, acabam por limitar o uso que se pode fazer da potência destes chips. De pouco servirá ter o mais poderoso GPU mobile num smartphone se isso se traduzir num dispositivo que começa a abrandar por aquecimento excessivo passado um ou dois minutos. Aliás, basta referir que algumas das primeiras impressões referentes aos A18 Pro nos novos iPhone 16 Pro, são a de que "aquece menos" que os iPhone 15 Pro, o que é bem indicador do quanto a questão da temperatura se tornou num ponto essencial.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)