A Samsung revelou o primeiro SSD PCIe 4.0 destinado ao sector automóvel, com salto no desempenho e eficiência.
O SSD AM9C1 é baseado na oitava geração de V-NAND flash da empresa, oferecendo melhorias significativas em eficiência energética e velocidades de transferência de dados.
O AM9C1 é cerca de 50% mais eficiente em termos de consumo energético e, na configuração de 256 GB, oferece velocidades de leitura sequencial de até 4.400 MB/s e de escrita de 400 MB/s. Embora a velocidade de escrita possa parecer baixa, há que ter em conta que o AM9C1 é optimizado para a fiabilidade e longevidade, essencial em aplicações automóves. Ele também inclui a funcionalidade SLC Namespace (célula de nível único), que permite aumentar o desempenho para 4.700 MB/s de leitura e 1.400 MB/s de escrita, mas reduzindo a capacidade total.
Atualmente, o SSD está a ser testado numa capacidade de 256 GB, com a Samsung a planear disponibilizar modelos entre 128 GB e 2 TB. A produção em massa da versão de 2 TB, que será o maior SSD para automóveis do mercado, está prevista para o início de 2025. O AM9C1 é projectado para suportar condições extremas, podendo funcionar a temperaturas entre -40°C e 105°C.
Veremos se, ao estilo do que acontece com os smartphones e tablets, daqui por uns anos estaremos a escolher opções de capacidade de memória para os carros.
2024/09/24
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)