A Vodafone Portugal conseguiu atingir os 50 Gbps na sua rede de fibra óptica, cinco vezes superior à maior velocidade comercial actualmente disponível no mercado.
Embora ainda não tenha revelado quando poderá oferecer esta velocidade num produto comercial, o teste da tecnologia 50G-PON explora as capacidades da infraestrutura actual, que disponibiliza os serviços de 1 Gbps (GPON) e 10 Gbps (XGS-PON), aumentando drasticamente a largura de banda disponível.
Tal como se pode imaginar, a velocidade de 50 Gbps (simétrica) começará por ser disponibilizada a clientes que tenham necessidades especiais de acesso à internet, e que actualmente poderiam ter que recorrer a múltiplas ligações por fibra. Com o 50G-PON, cada ligação de fibra passará de 10 Gbps para 50 Gbps, imaginando-se que o seu custo seja inferior ao de manter 5 linhas de fibra dedicadas.
Para o sector doméstico ainda não há previsões de que seja necessário (ou economicamente atractivo) ter tais velocidades. Uma velocidade de 1 Gbps ainda é visto por muitos como já sendo "mais do que suficiente", e mesmo a transição para os 10 Gbps vem com a agravante de obrigar a investir em material de rede que seja capaz de suportar essas velocidades. Mas, poderá ser inevitável que a longo prazo isso se torne natural, e daqui por umas décadas as pessoas se riam dos tempos em que só tinham internet a "1 gigabit".
2024/09/23
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)