Sem qualquer surpresa, a Google está a apresentar anúncios nos seus resumos de pesquisa gerados por AI.
Os novos resumos AI nos resultados das pesquisas podem evitar que os utilizadores visitem os sites que forneceram essas informações, mas não vão evitar que os utilizadores levem com a habitual dose de anúncios e publicidade sob a forma de produtos patrocinados e recomendados. Por exemplo, ao pesquisar "como remover manchas de relva da roupa", a AI do Google poderá sugerir produtos relevantes juntamente com dicas, sob um cabeçalho de "patrocinado". Segundo o Google, estes anúncios só aparecerão quando a pergunta tiver uma "vertente comercial".
Por agora os anúncios nos resumos AI estão a ser lançados apenas nos EUA e em dispositivos móveis, mas facilmente se pode assumir que em breve se expanderão a mais países e também aos resultados na web.
Para tentar amenizar as críticas, a Google diz estar a fazer também algumas alterações na forma como apresenta estes resumos, dando mais destaque às páginas citadas, como forma de aumentar o tráfego para esses sites - algo que tinha começado a testar em Agosto e que agora passará a ser apresentado de forma definitiva.
Refira-se que a Google não é a única a adoptar formas de lucrar com os resultados AI, sendo que também a Microsoft tem apresentado publicidade nas respostas do seu assistente AI Copilot.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)