Numa decisão contrária à tendência no sector, a Hyundai vai voltar a apostar nos botões físicos nos seus próximos veículos eléctricos, focando-se na segurança do condutor e facilidade de uso.
Apesar de os touchscreens dominarem os interiores modernos, a Hyundai vai regressar aos botões tradicionais para funções essenciais, como os controlos de climatização e volume, melhorando a acessibilidade para os condutores. A Hyundai inicialmente seguiu a tendência dos ecrãs tácteis, inspirada pelo sucesso do interior minimalista da Tesla, que aposta de forma exclusiva num ecrã de grandes dimensões. No entanto, pesquisas indicam que os ecrãs tácteis podem ser uma distracção, que demoram mais tempo a operar do que os botões tradicionais. Esse atraso pode levar os condutores a desviar o olhar da estrada com mais frequência, aumentando o risco de acidentes — uma preocupação de segurança significativa para a Hyundai.
Embora sejam visualmente apelativos, os ecrãs tácteis podem tornar tarefas simples, como ajustar a temperatura ou mudar a estação de rádio, mais complicadas enquanto se conduz. Os botões físicos, por outro lado, oferecem feedback táctil imediato, permitindo aos condutores efectuar funções essenciais sem tirar o foco na estrada.
Apesar do sucesso dos touchscreens, há outros fabricantes que nunca abandonaram por completo os botões físicos em complemento dos ecrãs. Por outro lado, vão sendo cada vez mais frequentes as opções que permitem ajustar o veículo por intermédio de comandos de voz, ou até de gestos feitos no ar. Veremos se este regresso aos botões físicos da Hyundai irá afectar outros fabricantes que estejam a seguir na direcção dos touchscreens "para tudo", ou se cada fabricante continuará a manter-se nessa linha do minimalismo e de usar apenas ecrãs touch.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
contente com isto. finalmente noção.
ResponderEliminar:-)
Concordo. 👍
Eliminar